sábado, outubro 27

Reforma ortográfica vira música e ganha clipe em Ribeirão Preto, SP



300 estudantes participaram da gravação do vídeo em frente ao Pedro II.Professor teve ideia para a canção, que foi escrita por banda da cidade.

Estudantes participam da gravação de um clipe em plena Esplanada do Theatro Pedro II (Foto: Marina Sola/G1)

As aulas de português também podem inspirar música. É o que prova um grupo de 300 estudantes de Ribeirão Preto (SP), que na sexta-feira (26), se reuniu na Esplanada do Theatro Pedro II para participar da gravação de um clipe em que o tema é a reforma ortográfica.
A banda Play Vinil, de Ribeirão Preto, é a responsável pela música “Mude Sua Ideia”, que serve de pano de fundo para o vídeo. Já no título, a canção reforça a intenção de evidenciar as novas regras da língua portuguesa, já que a palavra ‘ideia’ perdeu o acento agudo após a reforma.
Conceito
A iniciativa é do professor Jorge Paulo Neto, que há 15 anos ensina gramática e sempre levou elementos artísticos para a sala de aula como aliados do aprendizado. “Sempre trabalhei com música, cinema, teatro... Acredito que os alunos aprendem melhor, de maneira prazerosa. Onde está escrito que aprender tem que ser chato?”, diz.
Paulo Neto conta que começou a pensar no projeto em 2011, quando dava aulas em Campinas (SP). Em 2012, ele mudou-se para Ribeirão Preto e encontrou a oportunidade ideal para colocá-lo em prática ao descobrir que um de seus alunos, Felipe Ribeiro, era tecladista de uma banda formada por jovens de 16 a 19 anos. “Este ano também é o limite para aprender as novas regras, porque a partir do ano que vem todos os vestibulares e concursos serão aplicados de acordo com elas”, explica o professor.
Ele apresentou a ideia para a banda de Felipe, que logo topou o desafio e começou a escrever a música. “Nós tivemos uma aula com ele [Paulo Neto] sobre as regras e depois nos reunimos para compor a letra e a música. Estamos desde março trabalhando nisso”, conta o vocalista Pedro Grilli, de 16 anos.
Na sexta-feira, alunos do professor e colegas dos membros da banda participaram da reta final do projeto: a gravação do clipe, incluiu uma coreografia, ensaiada ali mesmo, em pleno cartão postal de Ribeirão Preto.
“A previsão é de que o clipe fique pronto até o final de novembro, quando começam os vestibulares”, diz Pedro. Depois de pronto, o vídeo será divulgado pela internet e na TV. “A intenção é espalhar o máximo possível”, afirma Paulo Neto, responsável também pelo roteiro e pela direção do clipe.
Cerca de 300 adolescentes dançaram e cantaram durante a gravação do clipe (Foto: Marina Sola/G1)Cerca de 300 adolescentes dançaram e cantaram durante a gravação do clipe (Foto: Marina Sola/G1)
















G1 Ribeirão e Franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário