sexta-feira, outubro 26

Caminhão roda na pista e tomba sobre viaduto da BR 101 em Natal


Caminhão tombou no trecho urbano da BR-101, em Natal (Foto: Rafael Barbosa/G1)
Um caminhão de modelo Randon, da Hyundai, tombou na BR-101 na manhã desta sexta-feira (26). O acidente com o veículo de placas NQI-0350 ocorrem sobre um viaduto, em trecho urbano, em frente ao edifício Jacumã, no bairro de Candelária, Zona Sul de Natal. Francisco de Assis Lopes, motorista do veículo, não sofreu ferimentos. Ele disse que tombou porque o caminhão tem pouca estabilidade. Ao G1, o motorista conta que tentava mudar de faixa quando perdeu o controle do veículo. O carro rodou na pista e tombado no sentido contrário ao fluxo. O acidente congestionou o trânsito em cima do viaduto e atrapalhou a vida do motorista que tentava chegar à UFRN. O trânsito também ficou lento por causa dos curiosos que paravam para observar ou fotografar o caminhão virado. O motorista Francisco de Assis tem 61 anos e dirige caminhões há 30. Ele diz que este foi o primeiro acidente ocorrido durante o trabalho. "Tentei segurar a direção para ele não virar, mas não consegui", explicou. O veículo pertence à empresa Mãe Terra e seguia com carregamento de caixas de papelão vazias.

G1 RN

Irmãos não acreditam que canibal de Pernambuco seja louco

166b5e8c53b43504c9d2a48f1739c72b.jpg
Jorge confessou ter assassinado, esquartejado, enterrado o restos mortais 
e até comido a carne das vítimas com as duas esposas

Duas das seis testemunhas ouvidas sobre o caso do trio acusado de matar, esquartejar e esconder o corpo de três mulheres em Garanhuns, no Agreste, e Olinda, no Grande Recife, são irmãos do principal acusado, Jorge Negromonte, 50 anos.

 Os depoimentos foram colhidos na tarde desta quinta-feira (25), na primeira audiência do caso, no Fórum de Olinda, no Grande Recife, sobre o assassinado e ocultação do corpo de Jéssica Camila da Silva. Emocionado, Emanuel Negromonte, o primeiro a ser ouvido, chegou a chorar enquanto era questionado pela promotora Eriane Gaia Alencar. Emanuel afirmou que Jorge chegou a procurar ajuda de psiquiatras e fazer tratamento no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Rio Doce, em Olinda. Entretanto, disse que ele fingia ter problemas mentais para poder ter acesso à pensão recebida pela mãe caso ela morresse.

 Mais novo de quatro filhos, o acusado roubou documentos de um irmão, Jeová, para sacar R$ 80 mil da conta bancária dele. De acordo com a família, Jorge começou a perder o contato com os parentes a partir desse golpe. Por ter problemas mentais comprovados, Jeová é o herdeiro da mãe. O irmão prejudicado foi o único que não esteve no Fórum de Olinda nesta quinta. Emanuel disse Jorge foi uma criança normal, embora fosse o mais travesso dos quatro. Na adolescência, tinha muitos amigos e desenvolveu espírito de liderança.

O segundo irmão do acusado a ser ouvido, Irineu Negromonte, confirmou o caráter dele, dizendo ainda que sempre foi um intelectual interessado em leituras sobre as questões demográficas do mundo e interpretações da Bíblia. Aos 17 anos, Jorge começou a escrever e desenhar livros que, segundo Emanuel, continham cenas de violência, tendo mulheres como principais vítimas. Em abril, a polícia encontrou, na casa dos acusados em Garanhuns, um escrito pelo acusado que conta, com detalhes e em capítulos, cada passo da barbárie cometida. Leia trecho abaixo:

 “Vejo aquele corpo no chão, Jéssica desconfia que ainda se encontra com vida, pego uma corda, faço uma forca e coloco no pescoço do corpo, puxo para o banheiro e ligo o chuveiro para todo o sangue escorrer pelo ralo. Ao olhar para o corpo já sem vida da adolescente do mal, sinto um alívio. Pego uma lamina e começo a retirar toda a sua pele, e logo depois à divido.

" Jorge e Isabel são casados há mais de 25 anos, depois que ele conseguiu se licenciar em educação física e começar a trabalhar em academias e escolas. Bruna Cristina era justamente uma das alunas que ele conheceu no Rio Grande do Norte.

 "Conheci Bruna em Natal quando ela tinha 17 anos. Como ela era muito nova, eles não podiam assumir o relacionamento. Quando ela completou 18 anos, vieram para o Recife", relatou Irineu. A família reprovava o relacionamento a três e, por isso, afirma ser distante deles.

 Os parentes de Jorge negaram saber sobre a adoção da menina a que deram o nome de Emanuele. A criança é filha da que pode ter sido a primeira vítima do trio de canibais, Jéssica Camila, e foi batizada Tainá Vitória. Jéssica tinha 17 anos quando os conheceu, era moradora de rua e costumava vender guloseimas e pedir esmolas nos sinais do Recife com a filha. Emanuel e Irineu disseram não conhecer Jéssica e, portanto, não saber como ela foi atraída para a casa em Rio Doce onde provavalmente foi morta.

NE 10

Governadora Rosalba Ciarlini completou 60 anos nesta sexta-feira



A governadora do RN,Rosalba Ciarlini, completou 60 anos nesta sexta-feira, 6 de outubro. Chegando ao Centro Administrativo, na manhã de hoje, Rosalba Ciarlini foi recebida pelas crianças da Legião da Boa Vontade - LBV, representantes do PROERD, Bombeiros Mirins, Guarda Ambiental Mirim, Escoteiros/RN e Desbravadores, além de grupos folclóricos. 


Ao longo da rampa da Governadoria, elas formaram um corredor e, jogando pétalas de flores, receberam a Governadora. As homenagens continuaram na recepção do prédio, onde servidores, Secretários de Estado e amigos receberam a Governadora ao som do grupo Vozes da Vida e Saúde, coral formado por servidores da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP). Logo após, Rosalba Ciarlini recebeu as bênçãos do Padre Carlos. Durante as comemorações, a moradora da comunidade José Sarney, Lane Melo, homenageou a Governadora com uma canção.

  CUMPRIMENTOS 

Após as homenagens, a governadora Rosalba Ciarlini recebeu os cumprimentos. Uma enorme fila se fez até a entrada do Gabinete da Governadora, onde ela foi parabenizada e recebeu presentes. Entre os que compareceram estavam o Ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho; o Presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado Ricardo Motta; os secretários de Estado da Infraestrutura, Kátia Pinto; de Assuntos Relativos à Copa do Mundo 2014, Demétrio Torres; do Desenvolvimento Econômico, Benito Gama; de Comunicação Social, Alexandre Mulatinho; além de autoridades Civis, Militares e a população em geral.


BIOGRAFIA
Rosalba Ciarlini nasceu em Mossoró no dia 26 de outrubro de 1952 Filha de Clóvis Monteiro Ciarlini e Maria da Conceição da Escóssia Ciarlini (Conchecita), é descendente de italianos, sendo neta do italiano Pietro Ciarlini, um dos precursores da prática do futebol no Rio Grande do Norte.[2]

Estudou o primário em Mossoró, no Colégio Dom Bosco. Aos 12 anos de idade fez o exame de admissão e foi cursar o ginasial em Fortaleza, época em que presenciou um dos momentos mais críticos do país: a revolução de 31 de março de 1964. Ainda na capital cearense, estudou nos Colégios das Dorotéias e Batista. Graduou-se em Medicina - Pediatria - pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), tendo cursado os 3 primeiros anos na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde prestou vestibular, em 1971.

Exerceu como médica diversos cargos administrativos. Foi diretora da Comunidade de Saúde de Mossoró, diretora do Hospital Regional Tarcísio Maia, em 1987; fundadora da Unimed/Mossoró e a primeira mulher presidente da Cooperativa no Brasil, tendo exercido o cargo de 15/12/1980 até 1985.

É casada com Carlos Augusto Rosado, ex-deputado e filho do ex-governador Dix-Sept Rosado, tem quatro filhos: Lorena, Carlos Eduardo, Karla e Marlos. É avó de Artur, Carlos Augusto, Sofia, Charlotte e Phillipe.
V&C Artigos e Notícias

Presa no RN quadrilha que usava nome de ricos mortos para fraudes


Marcos Matsunaga, esquartejado em SP, foi a última vítima do esquema.
Grupo escolhia morto, comprava dados bancários e se passava por mortos.

Uma quadrilha que clonava cartões de crédito em nome de mortos foi presa nesta semana no Rio Grande do Norte.

Segundo reportagem do Fantástico exibida neste domingo (26), entre as vítimas estão pessoas ricas que morreram recentemente, como os empresários Marcos Matsunaga, esquartejado pela mulher em junho em São Paulo, e Domingos Costa, presidente da Vilma Alimentos, tradicional empresa de Minas Gerais que morreu em um acidente aéreo em julho.

A quadrilha escolhia as vítimas dentre personalidades que tinham a morte divulgada amplamente em jornais e pela televisão. Um dos chefes da quadrilha, Clóvis Almeida Araújo, preso nesta semana no Rio Grande do Norte, conseguiu um cartão de crédito, sem limite de gastos, com validade até 2015 em nome de Matsunaga um mês após a morte dele.


O departamento antifraude do banco suspeitou do caso e procurou a polícia, que começou a investigar a quadrilha. Ao ser preso, Araújo explicou por que a escolha de Matsunaga para a fraude: “Porque é uma pessoa que tem um limite bom e tem um cadastro bom perante as instituições financeiras”, respondeu o golpista. Além dele, outras oito pessoas suspeitas de participarem do golpe foram presas nesta semana.
As investigações revelaram que a quadrilha conseguia, além de cartões de crédito, financiamentos de carros de altos valores em nome dos mortos. Após escolher a vítima que teria o nome usado, a quadrilha comprava, de outros criminosos, cadastros com todas as informações pessoais dos mortos, desde o CPF até os dados bancários.
Entre as vítimas do golpe também está Fernando de Arruda Botelho, um dos donos da Camargo Corrêa, um dos maiores grupos empresariais do Brasil que morreu em abril em um acidente aéreo no interior de São Paulo. Após a tragédia, um golpista tentou comprar um carro no nome do empresário.
Em maio, a polícia registrou o momento em que um dos criminosos concluía a compra de uma caminhonete de R$ 142 mil em nome de Fernando Botelho, que havia morrido um mês antes da compra ser feita. Nas imagens, o suspeito Araújo chega à concessionária com a caminhonete ainda sem placas, conversa com a vendedora, e depois de um tempo, vai embora com o veículo já emplacado. Durante toda a negociação, ele se apresentou como funcionário de Botelho. E para fechar o negócio, a quadrilha falsificou a assinatura do morto.
“Eles escolhiam os mortos pela certeza de que eles não iriam atrás dos golpistas”, diz o delegado Ben-hur Cirino de Medeiros, que investigou o caso no Rio Grande do Norte. A polícia ainda investiga onde os golpistas usaram os cartões de crédito dos mortos: já foram comprados gastos em lojas de eletroeletrônicos, restaurantes e casas noturnas.

Outros estados
Outra vítima da quadrilha foi o funcionário do Tribunal de Justiça de Pernambuco Solleon Menezes, que morreu em um acidente de trânsito em Fortaleza no dia 10 de junho. Em julho, os suspeitos conseguiram financiar dois carros em nome dele. Juntos, os carros custam mais de R$ 100 mil e nenhuma prestação do financiamento foi paga. Segundo a polícia, os carros adquiridos pelos golpistas são revendidos logo após a compra.
“Existem já receptadores contatados e essas pessoas adquirem esses veículos por preço bem abaixo do mercado”, explica o delegado.
Esta semana, o Fantástico localizou um dos carros que estão no nome de Solleon Menezes, circulando normalmente em Natal, capital do Rio Grande do Norte, onde a quadrilha se concentra. Quem dirigia é outro integrante da quadrilha, chamado Tiago Cortez da Cruz, de 28 anos, segundo a polícia.

Ele também foi flagrado recentemente se passando por Domingos Costa, presidente da Vilma Alimentos, que morreu após a queda de um avião em Minas. Na quinta-feira (22), Tiago ligou para uma concessionária, e como se fosse o empresário, disse estar interessado na compra de uma caminhonete.

Nesta semana, Tiago também pediu dois cartões de crédito em nome de Domingos Costa, mas a farsa não foi finalizada, pois um funcionário do banco ligou para checar as informações. O funcionário fez uma série de perguntas sobre o verdadeiro Domingos Costa. A polícia já sabe que Tiago também se passou por outros mortos. Entre eles, estão um auditor da Receita Federal, dois desembargadores, um engenheiro e o empresário Marcos Matsunaga.

Uso dos cartões de crédito
Um produtor do Fantástico foi até um dos endereços usados pela quadrilha para pedir os cartões em nome dos mortos, em Natal, e confirmou que parentes de Tiago moram no local, mas desconhecem o golpe. Tiago mora em Jaboatão dos Guararapes (PE) e já havia sido preso em 2007, por clonagem de cartões. 
Segundo as investigações, quando precisava de dinheiro vivo, a quadrilha passava os cartões em uma distribuidora de bebidas e em um salão de beleza, que ficam em Natal.O salão é de propriedade de uma ex-mulher de Clóvis Araújo. Ele também já havia sido preso em 2007 por assalto com reféns.
Ao ser preso, Clóvis negou que ele e a ex-mulher tenham participação nas fraudes. Sobre a caminhonete em nome de Fernando de Arruda Botelho, disse que não sabia que o empresário estava morto. Já Tiago, que foi preso quando saia de casa em Pernambuco, confessou os golpes e disse que Clóvis era o chefe da quadrilha, segundo a polícia.
Os bancos, que ficam com os prejuízos das fraudes, recomendam que a famílai, assim que possível, avise as instituições financeiras sobre a morte de um parente.
No Rio de Janeiro, outros golpistas também pediram um cartão de Marcos Matsunaga, logo depois da morte dele, e as investigações continuam.
“Outros trabalhos estão sendo intensificados na procura desses indivíduos, desses delinquentes que estão causando grande prejuízo à sociedade, um prejuízo ao comerciante e ao cidadão. Isso é uma afronta, é um desrespeito à pessoa que morreu, como também a seus familiares”, diz o delegado-geral da Polícia Civil do Rio Grande do Norte, Fabio Rogerio Silva.
G1 SP

Homem é detido por usar carteira falsa de delegado da PF na Paraíba


Suspeito foi detido em uma pousada em João Pessoa. 
Família disse que homem sofre de transtornos mentais.


Homem é preso tentanto se passar por delegado da PF em João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/G1)Homem é preso tentanto se passar por delegado da
PF em João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Um homem foi flagrado usando uma carteira falsa de delegado da Polícia Federal, na manhã desta sexta-feira (26), em uma pousada no bairro José Américo em João Pessoa. O coronel Lívio Delgado, comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar, disse que o suspeito foi encaminhado para Polícia Federal em Cabedelo para prestar esclarecimentos.
O coronel disse que os funcionários da pousada desconfiaram da atitude do homem e resolveram ligar para polícia. A família do suspeito entrou em contato com a polícia e disse que o rapaz sofre de transtornos mentais. “Os parentes disseram que ele pegou uma carteira de um um primo de segundo grau, que é da Polícia Federal, e falsificou o documento”, explicou Lívio Delgado.
A polícia investiga se o suspeito chegou a praticar outros tipos de crime utilizando a documentação falsa. A família disse para polícia que o rapaz teria dupla personalidade e que em outros momentos se apresentava como médico e as vezes como advogado.
G1 PB

Justiça determina afastamento de PMs envolvidos em tortura na PB


Quatro policiais serão afastados por 180 dias, conforme decisão judicial.
Episódio foi denunciado em 2009 e ficou conhecido como 'Caso Araxá'.


A Justiça determinou o afastamento, por 180 dias, de quatro policiais militares de Campina Grande, envolvidos no "Caso Araxá". Foi aceita nesta quinta-feira (25), o pedido de liminar requerido pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB), além do recolhimento e suspensão dos portes de armas dos PMs enquanto durar o afastamento das atividades.
O Ministério Público da Paraíba denunciou em setembro de 2009 sete policiais militares, todos do 2º Batalhão da Polícia Militar e integrantes da extinta 'P2' (antigo grupo de inteligência da PM) de Campina Grande, pela suposta prática dos crime de tortura, extorsão, abuso de autoridade, roubo, coação no curso do processo e formação de quadrilha. Os policiais atuavam em Campina e cidades circunvizinhas e o episódio se tornou conhecido como o “Caso Araxá”.

Com a determinação, os policiais podem exercer apenas funções burocráticas na instituição. A decisão em caráter cautelar foi expedida pela 1ª Vara da Fazenda Pública de Campina e confirmada pelo Tribunal de Justiça da Paraíba.
De acordo com o promotor Romualdo Tadeu, que assinou a denúncia, os policiais militares cometiam diversos delitos sob o argumento de que estavam investigando. “Eles invadiam as casas e torturavam os moradores com armas de fogo, agressões físicas, tentando arrancar confissões. Durante as investigações identificamos diversos casos, especialmente no bairro do Araxá”, relatou o promotor
A decisão de afastamento publicada pelo Tribunal de Justiça ressalta que “todos são policiais militares da ativa, um dos órgãos constitucionalmente responsáveis pela segurança pública, cabendo-lhes atividades de polícia ostensiva e a preservação da ordem pública, para cujo exercício são-lhes deferidas inúmeras prerrogativas públicas, tais como porte de armas”.
O texto da liminar destaca ainda que, diante dos indícios que levaram à condenação dos
policiais por coação no curso do processo, “é evidente a probabilidade real de que possam
manipular documentos públicos relativos às irregularidades apuradas, bem como na influência sobre possíveis testemunhas na produção da prova testemunhal”.
Segundo o comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar de Campina Grande, tenente-coronel Souza Neto, “o comando ainda não foi comunicado e irá cumprir qualquer determinação judicial”.
G1 PB

Bandidos aproveitam apagão e arrombam lotérica em Patos, PB


Vigilância eletrônica não flagrou a ação devido à falta de energia em Patos.
Estabelecimento tinha alarme e área é monitorada por câmeras.


Uma casa lotérica foi arrombada no Centro da cidade de Patos, no Sertão paraibano, durante o apagão que afetou o Estado na madrugada desta sexta-feira (26). Segundo a Polícia Civil, alarme de vigilância interna e câmeras na área não conseguiram flagrar a ação criminosa devido à falta de energia elétrica no município.
O valor do prejuízo não foi informado pela gerência. De acordo com o delegado regional Danillo Orengo, as informações ainda estão sendo levantadas por equipes policiais. Os bandidos teriam aproveitado o apagão para arrombar o estabelecimento durante a madrugada, sem a possibilidade de serem identificados pelo monitoramento eletrônico.
“Havia alarme no local e também câmeras de vigilância próximas ao estabelecimento, no Centro da cidade, mas a falta de energia acabou dificultando a investigação e ainda não sabemos como aconteceu. Fomos cientificados hoje de manhã e estamos diligenciando em busca das primeiras informações sobre o caso”, afirmou o delegado.
A polícia não soube informar o horário do arrombamento, que só foi registrado às 8h da manhã. Até as 9h30, nenhum suspeito havia sido detido nas diligências policiais.
G1 PB 

TSE autoriza envio de tropas federais para Campina Grande no 2º turno


Além dos veículos do 31º Batalhão, dois carros do Exército foram trazidos de outras cidades para ajudar no trabalho. (Foto: Rafael Melo/G1)Tropas federais atuaram na cidade durante o 1º turno
em Campina Grande (Foto: Rafael Melo/G1)
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou nesta sexta-feira  (26) o envio de tropas federais para reforçar a segurança do segundo turno das eleições em Campina Grande. O pedido havia sido encaminhado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba na última terça-feira (23). Como o pleno do TSE não tem mais sessões até o dia da votação, a decisão foi tomada de               forma monocrática pelo relator 
do processo, ministro Dias Toffoli.

Em sua decisão, o ministro Dias Toffoli afirma que o governador Ricardo Coutinho (PSB) disse que a Secretaria de Segurança tem condições de garantir a normalidade do pleito, mas que não se opunha ao envio das forças federais para Campina Grande. Com base nisso, ele deferiu o pedido do Tribunal Regional Eleitoral.

No primeiro turno o TSE também autorizou o envio de tropas federais para garantir a segurança das eleições de Campina Grande. Foi autorizado ainda o reforço do Exército para o pleito das cidades de Alhandra e Patos. Já o pedido para o Conde foi negado e o para Pombal não chegou a ser analisado pelo pleno do TSE.

G1 PB

Minotauro aplica "mata-leão" em Gusttavo Lima



Lutador de MMA e cantor sertanejo posam para foto durante gravação do Altas Horas (Reprodução)
Lutador de MMA e cantor sertanejo posam para foto durante gravação do Altas Horas
Gusttavo Lima apanhando de Rodrigo Minotauro? Calma, a foto é uma brincadeira envolvendo o sertanejo e o lutador de MMA. Os dois participaram da gravação do programa Altas Horas, da Globo, e, nos bastidores, posaram para esta imagem.

Segundo a página da atração, Gusttavo aproveitou um momento de conversa com Minotauro para ser clicado recebendo um mata-leão do esportista. Durante a gravação, o sertanejo se declarou fã do estilo praticado por seu ídolo.

O Altas Horas contou também com as participações de a atriz Leona Cavalli (a Zarolha de Gabriela), o ex-piloto e empresário Emerson Fittipaldi, o escritor Maurício Murad e a cantora Tiê. Ele será exibido neste sábado (27) logo após o Super cine.

 O Fuxico.

Caern anuncia danos no sistema de abastecimento em Natal devido ao apagão

Do DN Online
Natal completamente no escuro durante quase quatro horas de apagão que atingiu os estados do Norte e Nordeste (foto: Canindé Soares/Divulgação)
Natal completamente no escuro durante quase quatro horas de apagão que atingiu os estados do Norte e Nordeste (foto: Canindé Soares/Divulgação)
O apagão que atingiu o Norte, Nordeste e parte do Centro-Oeste na madrugada desta sexta-feira (26) prejudicou as instalações da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) que possibilitam o abastecimento de várias regiões da capital. A parte mais prejudicada pela falta de energia prolongada durante a madrugada é a que começa no bairro Morro Branco e termina na Ribeira. Das estruturas da Companhia, a Adutora do Jiqui foi a mais atingida pelo blecaute. Ontem, a unidade passou por manutenção das 8h às 21h. Menos de três horas após ter voltado a entrar em operação, o sistema foi paralisado pela queda prolongada de energia. Os reservatórios ainda estavam com pouca quantidade de água e o processo de enchimento foi paralisado. As poucas horas de bombeamento não foram suficientes para deixar essas unidades cheias.

Segundo o gerente da Caern para as regiões Sul, Leste e Oeste de Natal, Lamarcos Vital Teixeira, agora de manhã, o sistema de abastecimento para essas áreas da cidade está funcionando com 40% da capacidade. “A água disponível está vindo através dos nossos poços e se espalha pelas diversas áreas da zona urbana”, observa o gerente. As adutoras 1, 2 e 3 pararam de funcionar depois do apagão. “Esperamos que até o meio-dia, possamos resolver o problema elétrico ocorrido na adutora 3, que abastece as zonas Sul e Leste”, estima Lamarcos. Se tudo correr bem durante os trabalhos realizados por duas equipes de técnicos da Caern no Jiqui, o sistema poderá voltar a funcionar até às 18h, e partir daí, são 48 horas para que o abastecimento seja restabelecido na cidade.

Lamarcos Vital está acompanhando o trabalho dos técnicos desde a madrugada. Ele lembra que a queda de energia ocorreu quando o sistema começava a ser pressurizado, ou seja, a água com o aumento da pressão subia para encher os reservatórios. O apagão atingiu os quadros de comando das adutoras 2 e 3. E na de número 1, ocorreu avaria em um dos registros. As áreas em melhor situação são as atendidas pelo Reservatório do Candelária, que dispõe de 8 poços, que continua fornecendo água para áreas como Mirassol, Pitimbu, Cidade Nova e Nova Cidade, e adjacências.

ZONA NORTE
Nesta região, não houve danos aos equipamentos da Caern, mas como houve despressurização na rede de água, as partes mais altas poderão ter menor oferta de água durante 48 horas.

MUNICÍPIOS AO NORTE DE NATAL
Situação mais crítica no momento é referente aos municípios de Lajes, Caiçara do Rio dos Ventos, Jardim de Angicos, Pedra Preta e Riachuelo. Esta última é a mais prejudicada por ser a mais distante atendida pela adutora Sertão Central Cabugi.

Em relação aos municípios atendidos pela Adutora Monsenhor Expedito, entre eles, Santa Maria e Ielmo Marinho, a previsão para o restabelecimento é de 72h. 

POLOS DE ASSU, MOSSORÓ, CAICÓ, LITORAL SUL E PAU DOS FERROS
Nessas áreas do Rio Grande do Norte, a Caern registra paralisação na produção apenas durante as pouco mais de três horas de duração do blecaute, retornando o sistema a funcionar após o restabelecimento da energia elétrica.

Vítima de pegadinha em rádio é indenizada em R$ 25 mil em cidade do RN


O juiz Peterson Fernandes Braga, da Comarca de São Paulo do Potengi, condenou a Rádio Estação Sat - Estúdios Reunidos Ltda a pagar a quantia de R$ 25 mil a um cidadão que foi vítima da “Pegadinha do Mução”. O valor é referente à título de danos morais e será acrescidos de juros e correção monetária. 

O autor da ação de indenização informou nos autos que que trabalhava como taxista no cruzamento entre a Rua Otávio Lamartine e Avenida Bento Urbano, nas imediações do “Bar dos Motas”, em São Paulo do Potengi, como forma de prover o seu sustento e o da sua família. Relatou que, em maio de 2002, no seu local de trabalho, recebeu vários telefonemas oriundos do "Programa do Mução", veiculado por aquela rádio, e que subverteram seu cotidiano, por entender que foi ridicularizado e exposto negativamente a toda a população do Município.

Ele alegou que tal fato repercutiu em seu seio familiar e trouxe consequências muito negativas, inclusive para o seu trabalho, razão pela qual pediu pela recomposição dos danos materiais e morais sofridos.

Em sua defesa, a rádio defendeu não ser parte legítima para figurar como ré na ação e, no mérito, refutou os fatos e fundamentos alegados pelo autor na petição inicial, denunciando ao processo, como garantidora de eventual condenação, a RVE Produções Artísticas Ltda. A empresa apontou, ainda, a ilicitude e carência probatórias, afastando o dano material e moral invocados, para, ao fim, inclinar-se pela improcedência dos pedidos.

Quando julgou a matéria, o magistrado constatou a existência do dano pelos transtornos psicológicos advindos da conduta omissiva e injustificável da Rádio Estação Sat, que não pode invocar a culpa exclusiva de terceiro, especialmente da produtora RVE Produções Artísticas Ltda, como excludente de sua responsabilidade, vez que, repise-se, o programa era veiculado sem qualquer controle da Rádio Estação Sat.

“Provado e inconteste o nexo causal face ao resultado danoso, a partir da averiguação da conduta, resta ingressar na justa reparação do dano”, considerou.

Para o juiz, não há dúvida que a Rádio Estação Sat causou dano ao autor com a sua conduta, uma vez que não foram adotadas as medidas pertinentes e necessárias para evitar o dano, consistente na divulgação de "pegadinha" em emissora de rádio de sua propriedade, na qual restou ridicularizada a pessoa do autor.

Assim, esclareceu que o montante a ser pago deve servir de alerta ao ofensor quanto a não aceitação de seu comportamento, numa função reparatória e preventiva frente à negligência da emissora em aferir previamente os programas colocados no ar. 

Do DN Online, com informações do TJRN

‘Não tenho mais paz’, diz baiano sobre fama após ir ao 'próprio velório'


Homem chega em casa e interrompe o 'próprio' velório em Alagoinhas (BA) (Foto: Reprodução/ TV Subaé)


O lavador de carros Gilberto Araújo, 41 anos, nunca imaginou que a sua rotina iria mudar completamente depois de chegar na casa de seus familiares e perceber que todos estavam velando um corpo, que a familia acreditava ser seu. O caso aconteceu na segunda-feira (22) em Alagoinhas, distante cerca 100 km de Salvador.
“De segunda pra cá foi uma agonia. É o dia todo falando com televisão, rádio, revista. Já estou cansado desse negócio. Eu não consigo dormir mais. Estou exausto”, relata Gilberto em entrevista ao G1. O caso foidivulgado por jornais internacionais na quarta-feira (24). “Pra mim está sendo maravilhoso tudo isso. Não é nem pela fama, mas por Jesus ter me enviado e mostrado que tem muito amor e carinho”, completa.
A família do lavador de carros reconheceu por engano o corpo de um outro rapaz no Departamento de Polícia Técnica (DPT) da cidade.
Gilberto estava na casa da namorada quando soube através de um amigo que a sua família estaria "velando seu corpo". De acordo com ele, a fama causada pelo reconhecimento já rendeu uma proposta para trabalhar com carteira assinada. “Aqui vai ter uma fábrica nova de cerveja e minha vaga já está garantida. Ela [fama] beneficia muitas coisas. Não é que eu esteja me aproveitando, mas consertando algumas coisas que estavam erradas”, disse.

Segundo Gilberto, a experiência de “quase morte” serviu para mostrar o quanto sua família o ama. “Eu estou gostando do carinho que minha família está me tratando.  Eu aprendi essa palavra “amor” agora. É uma coisa que estava faltando. É amor demais. Não há dinheiro que pague”, diz o lavador, que decidiu morar com a família, pelo menos, "até que tudo se acalme".
O lavador de carros afirmou que os comentários das pessoas nas ruas também não incomodam. “Tem a 'chacotazinha' na rua. Quando eu passo as pessoas dizem: ‘Ó o morto-vivo’. Mas eu não me importo. Se tá acontecendo isso é porque é uma obra de Deus. Outros falam mal, dizem que a gente está se achando. Mas eu não pedi isso a ninguém”, relatou.
Homem chega em casa e interrompe o 'próprio' velório em Alagoinhas (BA) (Foto: Reprodução/ TV Subaé)Gilberto celebra vida ao lado de amigos e familiares
(Foto: Reprodução/ TV Subaé)
Equívoco
A família de Gilberto reconheceu por engano o corpo de um homem no DPT de Alagoinhas, na manhã de domingo (21). A semelhança entre o morto, que só foi identificado após o velório, com o lavador de carros foi o que provocou o erro dos familiares  durante o reconhecimento. Nenhum deles percebeu que o corpo não era de Gilberto.
O corpo chegou a ser velado durante toda a noite de domingo na casa da mãe do lavador de carros.
O enterro estava previsto para o final da manhã de segunda-feira (22). Depois que a situação foi esclarecida, o corpo foi devolvido à Polícia Técnica.
Gilberto disse que ligou para falar com um conhecido que estava no velório, mas quem atendeu achou que era um trote. Então, ele resolveu ir pessoalmente mostrar que estava vivo.
“Um colega me ligou [dizendo] que tinha um caixão, que era eu que estava morto. Aí eu disse ‘gente, mas eu estou vivo, me belisca aí”, afirmou Araújo.
Segundo José Marcos Santana Santos, irmão do lavador de carros, o último encontro da família com Gilberto aconteceu há cerca de quatro meses. "Ele só aparece de ano em ano, a gente fica muito tempo sem encontrar. Ele mora aqui em Alagoinhas, mas cada dia está em um lugar diferente", disse.
“Eu fiquei muito alegre. Qual é a mãe que tem um filho que dizem que está morto e depois aparece vivo?”, disse Marina Santana, mãe de Gilberto.
G1 Ba

Incêndio em equipamento pode ter causado apagão no NE, diz ONS


O apagão que afetou os nove estados do Nordeste do país desde o final da noite de quinta-feira (25) e início da madrugada desta sexta (26) pode ter sido causado por um incêndio em um equipamento entre duas subestações de energia, segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), responsável por administrar o Sistema Interligado Nacional.
"Em princípio, sem identificação de causa com precisão ainda, houve um incêndio numa chave seccionadora de um equipamento, que é um capacitor-série do circuito 2 da linha de transmissão de 500 KV, entre as subestações de Colinas e Imperatriz, na interligação que liga os sistemas Norte/Nordeste ao sistema Sul/Sudeste", disse o diretor-geral do ONS, Hermes Chipp, em entrevista nesta sexta-feira ao "Bom Dia Brasil". Segundo o órgão, a falta de energia na região teve início à 0h14.
A origem e a causa do apagão só serão identificados com clareza depois que a ocorrência for analisada, o que deverá ocorrer ainda na manhã desta sexta, durante reunião convocada pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, conforme informou Chipp. De acordo com ele, o circuito atingido pelo incêndio é relativamente novo. "Não foi problema de idade, manutenção. Nada disso. As coisas estão todas em dia."
Foram atingidos os estados da Bahia, do Ceará, do Maranhão, da Paraíba, de Alagoas, de Pernambuco, do Piauí, do Rio Grande do Norte e de Sergipe, além de parte do Pará, de Tocantins e do Distrito Federal.
É a segunda vez nos últimos 35 dias que ocorre um apagão na Região Nordeste. Em 22 de setembro, segundo o ONS, um problema nas interligações Sudeste/Norte e Sudeste/Nordeste, atingiu o fornecimento de energia elétrica em parte da região Nordeste do país.
ManutençãoSobre a manutenção do sistema, o diretor do ONS disse que estão em curso medidas corretivas e preventivas para buscar minimizar esse tipo de episódio. "Mas é o que eu digo sempre, a gente faz todos os esforços para evitar, mas dizer que não vai ter [novo apagão] é impossível, porque equipamento falha. Está acontecendo com intervalo de tempo pequeno, mas fica uma série de intervalo enorme sem acontecer."
A Bahia sofreu um apagão por volta das 23h20 (hora local) desta quinta. De acordo com a Companhia de Eletricidade do Estado (Coelba), um problema no sistema interligado nacional, do ONS, atingiu todos os consumidores baianos. Segundo a Coelba, a companhia deixou de receber energia para fazer a distribuição.
A Coelba informou que outros estados do país também foram afetados pelo apagão.
A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informou que o Aeroporto Internacional de Salvador funcionou normalmente com geradores. Nenhum voo previsto para o final da noite de quinta e madrugada de sexta foi cancelado.
O posto policial do Hospital Geral do Estado (HGE), um dos principais da rede pública de saúde em Salvador, informou que apenas o centro cirúrgico da unidade funcionou com geradores nesta madrugada.
Na cidade de Salvador a falta de energia deixou as vias e os pontos turísticos às escuras iluminados somente pela lua (Foto: Vaner Casaes/BAPRESS/Estadão Conteúdo)Na cidade de Salvador a falta de energia deixou as vias e os pontos turísticos às escuras iluminados somente pela lua (Foto: Vaner Casaes/BAPRESS/Estadão Conteúdo)
Ceará
No Ceará, a Companhia de Energia Elétrica do Ceará (Coelce), empresa distribuidora de energia no estado, informou que houve um problema no sistema interligado nacional que afetou todo o Nordeste. A companhia não soube informar sobre as causas do blecaute.
Em Fortaleza, moradores dos bairros, Messejana, Benfica, Jardim Iracema, Barra do Ceará, Fátima, Aldeota, Meireles relataram a queda de energia. Moradores de outras cidades do estado como Crato, Juazeiro do Norte, Sobral e Maracanaú usaram as redes sociais para falar sobre a falta de energia.
Maranhão
A Companhia Energética do Maranhão (Cemar) informou que um blecaute com mais de duas horas de duração ocorreu em todo o estado.
Em São Luís, a energia caiu por volta de 23h20 (horário local). O problema foi atribuído à distribuição de energia do Sistema Interligado Nacional, de responsabilidade do ONS.
Nas redes sociais, moradores de Imperatriz, a 626 km da capital, confirmaram o apagão e relataram que a energia começou a ser restabelecida a partir de 0h30 (hora local).
Paraíba
Na Paraíba, faltou luz em todas as cidades do estado a partir das 23h30 de quinta, segundo informou a concessionária de energia elétrica do estado, a Energisa. Autoridades orientaram a população a evitar sair de casa, especialmente em seus automóveis pois os semáforos não estavam funcionando.

G1 Brasil

Justiça suspende licitação do transporte coletivo de Natal


O juiz Cícero Martins suspendeu, pelo prazo de 90 dias, o edital por considerar a possibilidade de que tenha ocorrido fraudes na formulação da concorrência.



O juiz Cícero Martins de Macedo Filho, da 4ª Vara da Fazenda Pública de Natal, suspendeu, pelo prazo de 90 dias, a execução de uma sentença, e suspendeu o edital de licitação para o sistema de transportes coletivos de Natal, que se encontra sob apreciação da Câmara Municipal de Natal, e que foi objeto do Processo Administrativo nº 038704/2011-28, que faço com amparo no art. 798, do CPC.

Ele determinou a citação do Município de Natal para responder, no prazo legal, bem como a intimação da Câmara Municipal de Natal dos termos da decisão, uma vez que, conforme informação do Ministério Público, o edital de licitação encontra-se naquela Casa Legislativa para apreciação.

Quando julgou a ação, o juiz considerou que, diante do relato desenvolvido pelo Ministério Público, embora não se possa extrair, de imediato, em razão da própria narrativa dos fatos, uma prova consistente de que o procedimento licitatório tenha sido maculado, existe a possibilidade que não pode ser descartada de que realmente tenha existido conluio no sentido de ferir a imparcialidade do certame licitatório, ou mesmo que a própria contratação da empresa responsável pela confecção do edital tenha lesionado a Lei das Licitações.

Quanto ao pedido de sustação do edital de licitação, que se encontra em apreciação na Câmara Municipal de Natal, o magistrado tem como presente a possibilidade de que os procedimentos administrativos que culminaram na confecção do edital de licitação para o sistema de transportes coletivos de Natal possam ter sido maculados, de alguma forma, por comportamentos de agentes públicos e privados, o que será objeto de apuração em procedimento próprio, conforme informou o Ministério Público.

O juiz considerou que o processo licitatório está prestes a ser deflagrado, conforme informou o MP, já que depende apenas de autorização legislativa. “Desse modo, até para prevenir que o próprio Poder Legislativo se veja diante da possibilidade de chancelar um procedimento viciado, é prudente que se suspenda o curso da apreciação legislativa a partir da suspensão do próprio edital, que embora não tenha ainda sido publicado, poderá vir ao mundo jurídico sob a suspeita de alguma irregularidade, o que poderia, no futuro, importar em prejuízo ao próprio Município”, ponderou.

A ação
O Ministério Público formulou pedido de suspensão da execução da sentença pelo prazo de 90 dias, com vistas a sustar o curso da licitação para concessão do serviço de transporte público municipal com base no edital que foi elaborado pela empresa Oficina Engenheiros Consultores Associados Ltda.

Para tanto, alegou que todos os procedimentos para a realização da licitação foram concluídos, estando a depender apenas de autorização legislativa da Câmara Municipal. Porém, para a realização da licitação foi contratada, pelo Município de Natal, uma empresa especializada para elaboração do edital de modelo jurídico financeiro da concessão.

Entretanto, após investigação realizada pela 60ª Promotoria de Justiça para apurar esquema de desvio de recursos públicos na Secretaria Municipal de Saúde, medidas cautelares foram realizadas, e dentre elas está a quebra de sigilo telefônico dos envolvidos, na qual figura o ex-Secretario Municipal de Planejamento, Antônio Carlos Soares Luna.

De acordo com o Ministério Público, na apuração foram encontradas provas fortuitas que reportam à questão da licitação dos transporte públicos na capital, e que podem apresentar séria mácula à regularidade dos procedimentos em que se dará a concessão, porque nos áudios da investigação surgiram diálogos que apontam para um suposto encontro, por parte do Secretário Municipal de Planejamento, Antônio Carlos Luna, e o sócio-proprietário da empresa Oficia Engenheiros Consultores Associados -, Antônio Luiz Mourão Santana, pouco antes desta ser contratada pelo ente público para a elaboração do edital de licitação dos transportes públicos de Natal.

Afirmou que os áudios foram contemplados com o levantamento parcial do sigilo deferido pelo Juízo da 7ª Vara Criminal (transcreve trechos da decisão), e entende que há sérios indícios de que a contratação de empresa para elaborar o edital de licitação do transporte público de Natal foi previamente acordada entre Luna e Antônio Luiz Mourão.

Descreveu a seguir outros fatos relacionados com as apurações decorrentes da quebra do sigilo telefônico, citando trechos da conversa, e afirma que já foi instaurado inquérito civil para apurar a contratação em tela. Narrou como se deu o processo de contratação, sustentando que não houve imparcialidade da Administração na realização do procedimento licitatório.

Sustentou haver sérios indícios de irregularidades, e em razão disso, existe a possibilidade de grave risco de danos ao erário. Invocou como fundamento jurídico o art. 798, CPC, pertinentes às medidas cautelares e ao poder geral de cautela do juiz, citando doutrina e jurisprudência. 

Nominuto

Ex-juiz eleitoral afirma que Ficha Limpa foi o maior ganho das Eleições 2012


Lei foi executada pela primeira vez este ano e impede que pessoas envolvidas em atos de corrupção se candidatem a algum cargo político.


O professor e ex-juiz eleitoral, Nilo Ferreira, afirmou que o maior ganho nas Eleições 2012 foi a execução, pela primeira vez, da Lei da Ficha Limpa, que impede que pessoas envolvidas em atos de corrupção se candidatem a algum cargo político.

“A lei é necessária e relevante, apesar de discordar da forma que ela é usada”, disse. Em entrevista a edição desta sexta-feira (26) do Jornal 96, ele defende que as escolas deveriam ensinar aos alunos como votar de forma consciente e assim, evitaria que pessoas criminosas fossem eleitas.

Ferreira argumenta que a lei deveria também punir os partidos que aceitam esses candidatos “fichas sujas”. “Nós não temos partidos políticos, mas tribos no qual vale a opinião de um cacique”, analisa o ex-juiz eleitoral.

Além disso, ele defende que a Ficha Limpa deveria ser um pouco mais rigorosa e que houvesse mudanças no Código Eleitoral do Brasil.

Sobre o coeficiente eleitoral, ele afirma que isso é o único método para que a minoria da população seja representada na Câmara Municipal. No pleito de 2012, dois vereadores foram eleitos graças a esse coeficiente, que foi Sandro Pimentel e Marcos, ambos filiados ao PSOL.

O ex-juiz comentou sobre a eleição dos candidatos Edivan Martins (PV), atual presidente da Câmara, e Cláudio Porpino (PSB). Eles vão ficar no lugar de Raniere Barbosa (PRB) e George Câmara (PC do B). Motivo para essa reviravolta seria infidelidade na coligação, uma vez que um determinado estava em duas chapas ao mesmo tempo.

Na opinião de Nilo Ferreira, o partido, ao entrar numa determinada coligação, tem que agir com responsabilidade e serenidade.

NoMinuto