sábado, outubro 27

Motorista morre em acidente entre ônibus e carro de passeio na Bahia


Colisão aconteceu na BA-535, nas proximidades do município de Camaçari.
Nas últimas 24h foram registrados 15 acidentes no estado.


Uma pessoa morreu na madrugada deste sábado (27) em um acidente entre dois veículos no km 14 da BA-535, nas proximidades do município de Camaçari, na região metropolitana de Salvador. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual, um carro de passeio colidiu de frente com um ônibus.
De acordo com a PRE, o motorista do carro de passeio morreu no local. Os veículos já foram retirados da via. Nas últimas 24h foram registrados 15 acidentes, com 3 vítimas fatais e 4 pessoas feridas, informou a polícia.
G1 BA

Após ação de despejo, mulher causa incêndio em prédio de Porto Alegre


Mulher provocou um incêndio no Centro de Porto Alegre (Foto: Gabriela Duarte/RBS TV)
Mulher provocou um incêndio no Centro de Porto Alegre (Foto: Gabriela Duarte/RBS TV)

Incêndio começou por volta das 20h na Zona Central da capital.
Mulher foi detida e encaminhada para Delegacia de Pronto Atendimento.



Depois de sofrer e uma ação de despejo, uma mulher colocou fogo em um prédio na Rua Marechal Floriano esquina com a Rua Otávio Rocha, no Centro de Porto Alegre, segundo a polícia. O incêndio ocorreu na noite desta sexta-feira (26) e foi controlado em meia hora, segundo o Corpo de Bombeiros da capital.
Detida pela polícia, a mulher foi encaminhada à Delegacia de Pronto Atendimento da capital gaúcha.

Reforma ortográfica vira música e ganha clipe em Ribeirão Preto, SP



300 estudantes participaram da gravação do vídeo em frente ao Pedro II.Professor teve ideia para a canção, que foi escrita por banda da cidade.

Estudantes participam da gravação de um clipe em plena Esplanada do Theatro Pedro II (Foto: Marina Sola/G1)

As aulas de português também podem inspirar música. É o que prova um grupo de 300 estudantes de Ribeirão Preto (SP), que na sexta-feira (26), se reuniu na Esplanada do Theatro Pedro II para participar da gravação de um clipe em que o tema é a reforma ortográfica.
A banda Play Vinil, de Ribeirão Preto, é a responsável pela música “Mude Sua Ideia”, que serve de pano de fundo para o vídeo. Já no título, a canção reforça a intenção de evidenciar as novas regras da língua portuguesa, já que a palavra ‘ideia’ perdeu o acento agudo após a reforma.
Conceito
A iniciativa é do professor Jorge Paulo Neto, que há 15 anos ensina gramática e sempre levou elementos artísticos para a sala de aula como aliados do aprendizado. “Sempre trabalhei com música, cinema, teatro... Acredito que os alunos aprendem melhor, de maneira prazerosa. Onde está escrito que aprender tem que ser chato?”, diz.
Paulo Neto conta que começou a pensar no projeto em 2011, quando dava aulas em Campinas (SP). Em 2012, ele mudou-se para Ribeirão Preto e encontrou a oportunidade ideal para colocá-lo em prática ao descobrir que um de seus alunos, Felipe Ribeiro, era tecladista de uma banda formada por jovens de 16 a 19 anos. “Este ano também é o limite para aprender as novas regras, porque a partir do ano que vem todos os vestibulares e concursos serão aplicados de acordo com elas”, explica o professor.
Ele apresentou a ideia para a banda de Felipe, que logo topou o desafio e começou a escrever a música. “Nós tivemos uma aula com ele [Paulo Neto] sobre as regras e depois nos reunimos para compor a letra e a música. Estamos desde março trabalhando nisso”, conta o vocalista Pedro Grilli, de 16 anos.
Na sexta-feira, alunos do professor e colegas dos membros da banda participaram da reta final do projeto: a gravação do clipe, incluiu uma coreografia, ensaiada ali mesmo, em pleno cartão postal de Ribeirão Preto.
“A previsão é de que o clipe fique pronto até o final de novembro, quando começam os vestibulares”, diz Pedro. Depois de pronto, o vídeo será divulgado pela internet e na TV. “A intenção é espalhar o máximo possível”, afirma Paulo Neto, responsável também pelo roteiro e pela direção do clipe.
Cerca de 300 adolescentes dançaram e cantaram durante a gravação do clipe (Foto: Marina Sola/G1)Cerca de 300 adolescentes dançaram e cantaram durante a gravação do clipe (Foto: Marina Sola/G1)
















G1 Ribeirão e Franca

Pedreiro é assassinado com tiro no rosto em Queimadas, na Paraíba


Segundo a polícia, homem teria sido vítima de um latrocínio.
Esposa encontrou o pedreiro morto na calçada de casa.



Um pedreiro de 38 anos foi assassinado na madrugada deste sábado (27), com um tiro no rosto, na cidade de Queimadas, no Agreste paraibano. De acordo com a Central de Operações da Polícia Militar (Copom), a vítima chegava em sua casa quando foi morto, no bairro Conjunto Cássio Cunha Lima.
O crime teria acontecido às 0h20 e de acordo com a polícia, o homem teria sido vítima de um latrocínio. Os pertences roubados não foram informados pela esposa dele. A companheira do pedreiro afirmou ter ouvido vários disparos e, quando abriu a porta de sua residência, encontrou o homem morto na calçada, com um tiro no rosto.


Conforme o 2º Batalhão da Polícia Militar de Campina Grande, nenhuma testemunha informou ter visto o crime.
Várias rondas policiais foram realizadas na região, mas nenhum suspeito foi detido nas diligências.
 G1 PB

Homem sai para pescar e desaparece após barco virar em rio no Paraná

Incidente ocorreu no Rio Ivaí, em Paranavaí, na noite de sexta (26).
Edivaldo Lisbom é presidente da Câmara Municipal de Santa Mônica.


O presidente da Câmara Municipal de Santa Mônica, no noroeste do Paraná, Edvaldo Oliveira Lisbom, de 53 anos, desapareceu após um barco virar no Rio Ivaí, em Paranavaí, por volta das 23h30 de sexta-feira (26). Segundo o Corpo de Bombeiros, Edvaldo tinha ido pescar com três amigos. Após o incidente, os três conseguiram nadar até a margem, mas ele não foi encontrado.

Lanchonete pega fogo em Vitória


Bombeiros apagaram o incêndio na lanchonete, em Jardim da Penha (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)Uma lanchonete, que fica em um centro comercial do bairro Jardim da Penha, em Vitória, pegou fogo na noite desta sexta-feira (26). O incêndio queimou a parte de cima do estabelecimento, onde os alimentos são preparados. A dona da lanchonete tentou apagar as chamas, mas passou mal com a fumaça. Os bombeiros ainda não sabem o que provocou o incêndio.
Os vizinhos perceberam que o local estava pegando fogo e levaram extintores para ajudar a apagar.  No momento, apenas a dona da lanchonete e uma funcionária estavam no estabelecimento. A dona inalou fumaça e precisou ser atendida pelo Serviço Móvel de Urgência (Samu) e levada para um hospital particular.
Os bombeiros apagaram o fogo e retiraram as botijas de gás para evitar o risco de explosões. O sargento Santiago alertou para o perigo de tentar combater o fogo antes da chegada dos bombeiros. "As pessoas, no afã de querer combater o incêndio e salvar seus pertences, acabam sendo vítimas. A recomendação é que aguardem a chegada dos bombeiros, principalmente nos casos em que o incêndio já fugiu do controle", afirma.
G1 ES

Manutenção em linhas da CPTM afeta circulação no fim de semana em SP Na linha 9, trabalho na rede aérea será feito a partir da noite do sábado. Companhia orienta usuários através do sistema de som e de cartazes.


CPTM irá realizar obras nas linhas e na rede aérea neste final de semana (Foto: Fabiano Correia/ G1)CPTM irá realizar obras nas linhas neste fim de
semana (Foto: Arquivo/Fabiano Correia/ G1)
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) vai aproveitar a redução do movimento de usuários durante o fim de semana na região metropolitana de São Paulo para fazer manutenção no seu sistema. Por conta disso, os trens devem circular com velocidade reduzida e maior tempo de parada nas linhas 9-Esmeralda, 11-Coral e 12-Safira.
A companhia deve orientar os usuários sobre as mudanças no serviço através de avisos sonoros emitidos nos trens e cartazes fixados nas estações, além das redes sociais da empresa.
G1 SP

Polícia registra outra noite violenta em SP, com pelo menos 9 mortes


Crimes ocorreram nas zonas Leste e Oeste e em Barueri e Carapicuíba.
Quatro casos têm em comum ataques realizados por homens em motocicletas.


A Polícia Militar (PM) registrou outra noite violenta em São Paulo. Entre a noite de sexta-feira (26) e madrugada deste sábado (27) ao menos nove pessoas foram mortas a tiros e outras seis foram feridas na capital e na região metropolitana. Em quatro casos testemunhas disseram que os ataques foram realizados por homens em motocicletas.
O caso mais grave ocorreu em Carapicuíba, na Grande São Paulo. Por volta das 23 horas, quatro homens foram mortos a tiros em um bar na Rua Canelinha.
Em Lajeado, na Zona Leste da capital, um homem foi encontrado morto em um córrego. De acordo com testemunhas, a vítima foi atacada a tiros por 4 homens que fugiram em um carro.
Homens em motos
Quatro casos registrados pela PM têm em comum o fato de os ataques terem sido realizados por homens em motocicletas.
Na Penha, quatro pessoas foram baleadas em frente a um bar quando homens passaram em uma moto passaram pelo local. O ataque aconteceu na esquina das ruas Paracanã e General Dias. Duas pessoas foram socorridas ao Pronto Socorro do Tatuapé, mas não resistiram e morreram. Outras duas pessoas ficaram feridas.
Outro caso ocorreu em Cangaíba. Dois homens foram baleados na Travessa do Cangaíba com a Rua Goiatá. Eles teriam sido vítimas de uma dupla em uma moto. Os dois feridos foram levadas para um pronto socorro, mas não há informações sobre o estado de saúde delas.
Por volta de 22 horas, dois homens numa moto atiraram contra um casal e uma adolescente na esquina das avenidas Itu e Marginal Esquerda, no Jardim Paulista, em Barueri, na Grande São Paulo. As vítimas foram encaminhadas ao Pronto Socorro Central, mas só a jovem de 16 anos sobreviveu.
No distrito de Rio Pequeno, Zona Oeste, uma mulher foi ferida no ombro por dois atiradores em uma moto. De acordo com testemunhas, ela foi baleada em um bar na Rua Antônio da Silva Dias.
G1 SP

Prefeitura vai investir R$ 1,1 milhões para recapear ruas de Natal

DN Online

A Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi) iniciará na próxima segunda-feira (29), os serviços de recapeamento asfáltico da malha viária de várias ruas e avenidas da capital potiguar.
 
As obras terão início pela rua dos Pinheirais em Neópolis e se estenderão pelas quatro regiões da cidade, abrangendo 54 importantes vias da capital potiguar.

Na manhã desta sexta-feira (26), na sede da Semopi, durante reunião com a titular da Semopi, Teresa Cristina Vieira Pires e demais assessores técnicos da pasta, a prefeita Micarla de Sousa assinou a ordem de serviço para as obras.“Daremos prioridade aos corredores principais de trânsito e de maior tráfego de veículos e de transporte urbano”, disse a titular da Semopi.

Para estas obras estão assegurados R$ 11,1 milhões, com recursos garantidos no Ministério das Cidades e destes R$ 1,1 milhão de contrapartida da Prefeitura do Natal.

Os serviços foram divididos em três lotes, cada um a cargo de uma empresa diferente.

Próxima novela das 18h da Globo começa a ser gravada em novembro em Natal

Pontos turísticos de Natal, como a Fortaleza dos Reis Magos serão filmados para cenas da nova trama da Globo ( Fábio Cortez/Arquivo DN/D.A Press)
Pontos turísticos de Natal, como a Fortaleza dos Reis Magos serão filmados para cenas da nova trama da Globo
A cidade do Natal foi escolhida pela Rede Globo para servir de cenário da próxima novela das 18h que irá ao ar de março a setembro de 2013 com o nome de Flor do Caribe. De autoria de Walter Negrão, a nova trama contará com a direção de Jaime Monjardim e a participação dos atores Henri Castelli e Grazy Massafera, como protagonistas. 

Em reunião realizada na manhã desta sexta-feira, 26, na Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde), que contou com a presença de Tatynne Lauria, coordenadora de produção de Flor do Caribe, foram definidos os principais pontos do apoio logístico, ambiental e de segurança fundamentais para a realização das gravações.

Na ocasião, a secretária adjunta, Ana Cristina Felinto, disse que o apoio da Prefeitura do Natal se dará por meio da Seturde e Guarda Municipal, além das secretarias municipais de Mobilidade Urbana (Semob) e de Comunicação (Secom). A equipe da Globo também contará com o auxílio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. 
 (Tatynne Lauria, coordenadora de produção de Flor do Caribe, participou de reunião Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde))
“Daremos total apoio. Temos experiência nesse sentido porque já acompanhamos outras novelas que tiveram cenas gravadas aqui em Natal”, revelou o tenente coronel de operações da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN), Túlio César Alves de Oliveira. “Contamos com essa colaboração da Polícia Militar, da Guarda Municipal e do Corpo de Bombeiros porque estaremos gravando em muitos locais abertos, como praias, dunas e lagoas”, frisou Tatynne Lauria. 

De acordo com ela, as gravações serão realizadas durante a semana para evitar grandes concentrações e não atrapalhar o turismo local. A história da novela fala de lugares paradisíacos e Natal apresenta essa característica. “O nosso objetivo é valorizar a região Nordeste, é mostrar Natal como ela é, com todos os seus pontos turísticos. Enfim, a cidade tem esse cenário desejado”, ressaltou Tatynne.

Segundo ela, as gravações serão realizadas no espaço de 40 dias, entre os meses de novembro e dezembro. Nesse período, deverão ser feitas todas as imagens de Natal para a novela inteira. “Esse material será mesclado com as cenas que serão produzidas na cidade cenográfica, montada no Rio de Janeiro”. O enredo da novela conta a história de um piloto de caça aérea, interpretado por Henri Casteli e de uma bugreira, por Grazi Massafera. As respectivas cenas serão realizadas na Base Aérea de Natal e na Praia de Genipabu.

Além disso, os pontos turísticos Forte dos Reis Magos e ponte Newton Navarro, bem como as praias de Pitangui, Pipa, dos Amores, Chapadão Vermelho (Tabatinga), Barra do Cunhau e Malemba. O roteiro também inclui as minas localizadas na cidade de Currais Novos, as dunas do rosado, em Ponta do Mel e, provavelmente, as salinas de Macau. 

Dn online

PM registra duas execuções em noite violenta na Zona Norte

De Rodrigo Matoso para o DN Online

O 4º Batalhão de Polícia Militar em Natal registrou dois homicídios por arma de fogo, na noite dessa sexta-feira (26), no bairro de Nova Natal, na Zona Norte. De acordo com o tenente Gustavo, oficial em serviço, a primeira ocorrência foi registrada por volta das 21h, e teve como vítima Marcos Felipe de Assis, conhecido como “Pitu”, executado com cinco tiros nas regiões da cabeça e tórax, na rua Monsenhor Onório, no loteamento Câmara Cascudo, próximo ao conjunto Nova Natal.

Segundo o tenente Gustavo, a vítima foi surpreendida por dois homens em uma motocicleta, que efetuaram os disparos e fugiram com destino ignorado. “Pitu” tinha duas passagens pela polícia, e o crime de acerto de contas é a principal suspeita.

Duas horas mais tarde, por volta das 23h, o segundo homicídio foi registrado na rua do Pastoril, próximo a feira local, e teve como vítima um adolescente de 17 anos identificado como Anderson da Silva. O crime possui as mesmas características do primeiro caso. Ele foi surpreendido por dois homens em uma motocicleta Traxx, e atingido por quatro disparos na região do Tórax.

Os corpos de Marcos Felipe de Assis e Anderson da Silva foram encaminhados para o Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep) para as necropsias. Os casos serão investigados pela Polícia Civil. 

PM prende homem com arma e droga na zona Leste

Por volta das 00h00 de hoje em Natal, oficiais de operação do 1º Batalhão da Polícia Militar realizavam o patrulhamento de ronda na região do Passo da Pátria quando se depararam com uma movimentação estranha de um indivíduo que se encontrava nas proximidades do antigo Horto Municipal.

Ao perceber a presença da Polícia Militar, um jovem de 24 anos, identificado como Genilson Lopes da Costa, bateu em retirada em direção do rio Potengi, com a intenção de se livrar dos pertences que escondia. Após a captura, foram apreendidas oito pedras de crack, uma arma 380mm, munições e uma quantia de R$17.

Genílson foi encaminhado para a Delegacia de Plantão Zona Sul e vai ser encaminhado para o Centro de Detenção Provisória da Cidade da esperança sob acusação de porte ilegal de arma e tráfico de drogas.

Tribuna do Norte