sexta-feira, outubro 26

Caern anuncia danos no sistema de abastecimento em Natal devido ao apagão

Do DN Online
Natal completamente no escuro durante quase quatro horas de apagão que atingiu os estados do Norte e Nordeste (foto: Canindé Soares/Divulgação)
Natal completamente no escuro durante quase quatro horas de apagão que atingiu os estados do Norte e Nordeste (foto: Canindé Soares/Divulgação)
O apagão que atingiu o Norte, Nordeste e parte do Centro-Oeste na madrugada desta sexta-feira (26) prejudicou as instalações da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) que possibilitam o abastecimento de várias regiões da capital. A parte mais prejudicada pela falta de energia prolongada durante a madrugada é a que começa no bairro Morro Branco e termina na Ribeira. Das estruturas da Companhia, a Adutora do Jiqui foi a mais atingida pelo blecaute. Ontem, a unidade passou por manutenção das 8h às 21h. Menos de três horas após ter voltado a entrar em operação, o sistema foi paralisado pela queda prolongada de energia. Os reservatórios ainda estavam com pouca quantidade de água e o processo de enchimento foi paralisado. As poucas horas de bombeamento não foram suficientes para deixar essas unidades cheias.

Segundo o gerente da Caern para as regiões Sul, Leste e Oeste de Natal, Lamarcos Vital Teixeira, agora de manhã, o sistema de abastecimento para essas áreas da cidade está funcionando com 40% da capacidade. “A água disponível está vindo através dos nossos poços e se espalha pelas diversas áreas da zona urbana”, observa o gerente. As adutoras 1, 2 e 3 pararam de funcionar depois do apagão. “Esperamos que até o meio-dia, possamos resolver o problema elétrico ocorrido na adutora 3, que abastece as zonas Sul e Leste”, estima Lamarcos. Se tudo correr bem durante os trabalhos realizados por duas equipes de técnicos da Caern no Jiqui, o sistema poderá voltar a funcionar até às 18h, e partir daí, são 48 horas para que o abastecimento seja restabelecido na cidade.

Lamarcos Vital está acompanhando o trabalho dos técnicos desde a madrugada. Ele lembra que a queda de energia ocorreu quando o sistema começava a ser pressurizado, ou seja, a água com o aumento da pressão subia para encher os reservatórios. O apagão atingiu os quadros de comando das adutoras 2 e 3. E na de número 1, ocorreu avaria em um dos registros. As áreas em melhor situação são as atendidas pelo Reservatório do Candelária, que dispõe de 8 poços, que continua fornecendo água para áreas como Mirassol, Pitimbu, Cidade Nova e Nova Cidade, e adjacências.

ZONA NORTE
Nesta região, não houve danos aos equipamentos da Caern, mas como houve despressurização na rede de água, as partes mais altas poderão ter menor oferta de água durante 48 horas.

MUNICÍPIOS AO NORTE DE NATAL
Situação mais crítica no momento é referente aos municípios de Lajes, Caiçara do Rio dos Ventos, Jardim de Angicos, Pedra Preta e Riachuelo. Esta última é a mais prejudicada por ser a mais distante atendida pela adutora Sertão Central Cabugi.

Em relação aos municípios atendidos pela Adutora Monsenhor Expedito, entre eles, Santa Maria e Ielmo Marinho, a previsão para o restabelecimento é de 72h. 

POLOS DE ASSU, MOSSORÓ, CAICÓ, LITORAL SUL E PAU DOS FERROS
Nessas áreas do Rio Grande do Norte, a Caern registra paralisação na produção apenas durante as pouco mais de três horas de duração do blecaute, retornando o sistema a funcionar após o restabelecimento da energia elétrica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário