quinta-feira, outubro 25

Brasil é o 10º maior consumidor mundial de energia

O consumo de eletricidade no Brasil tem aumentado desde a última década, atingindo crescimento de 38%, índice acima da média mundial (30%), sendo o décimo maior consumidor mundial de energia elétrica. Alguns países como a China e Índia apresentam índices maiores de consumo e, junto com os Estados Unidos e União Europeia, representam 60% do consumo mundial de eletricidade.
Entretanto, o crescente aumento do consumo de energia tem se mostrado uma grande preocupação mundial. Quase 1,3 bilhão de pessoas no mundo ainda não dispõe de eletricidade, com isto, a busca de fontes de energia renováveis tem se tornado o objetivo da maior parte dos países.
O Brasil já se destaca no uso de fontes renováveis, sendo um dos líderes mundiais na produção de energia hidrelétrica e de biocombustíveis. Hoje, 46% da energia total produzida no Brasil é originada de fontes renováveis, enquanto a média em boa parte dos países ricos não ultrapassa 10%.
O Brasil é o segundo maior produtor mundial de energia hidrelétrica, apenas atrás da China. Outras fontes de energias renováveis, como a solar e a eólica, ainda apresentam tímida participação na geração de eletricidade, mas devido ao incentivo e aumento dos recursos para desenvolver outras fontes de energia, esta participação deverá aumentar nos próximos anos.

Robson Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário