quinta-feira, outubro 25

"Mercado do Rio está bombando", festeja recém-formada


Pesquisas registram aumento de vendas e queda do desemprego


Pesquisas registram aumento de vendas e queda do desemprego

Os cariocas podem ficar tranquilos: até 2016, com as obras de infra-estrutura que acontecem na cidade a economia do Rio ficará aquecida, com altos níveis de empregabilidade. É o que aponta o economista Gilberto Braga, professor de Finanças do Ibmec. E os dados da PME (Pesquisa Mensal do Emprego) do IBGE, divulgados nesta quinta-feira (25), confirmam o otimismo: o mês de setembro registrou a menor taxa de desocupação da história para a capital fluminense, de apenas 4,4%. 
"Os números mostrados pela pesquisa são ótimos, ainda mais quando pensamos que estamos chegando na época do Natal, de grande contratação temporária e recebimento do 13º salário", analisa.
Um dos fatores mais importantes revelados hoje pelo IBGE é o crescimento de renda aliado ao aumento da ocupação. Este mês o rendimento médio real dos ocupados brasileirosaumentou 4,3% em comparação com setembro de 2011, com valor absoluto de R$ 1.771,20. "Em épocas de PIB (Produto Interno Bruto) crescendo muito lentamente, estes valores altos são um excelente sinal", acredita.
Mercado de trabalho no Rio de Janeiro está aquecido e deve continuar crescendo
Mercado de trabalho no Rio de Janeiro está aquecido e deve continuar crescendo
Para o especialista, a estabilidade econômica brasileira ainda se beneficia do aquecido mercado interno de serviços, agropecuária e comércio. "A produção industrial não avançou, então o crescimento estável se deve muito a estes fatores".
E, novamente, os números confirmam a posição de Braga: as vendas do comércio lojista do Rio de Janeiro cresceram 6,7% em setembro em comparação com o mesmo mês de 2011, de acordo com a pesquisa Termômetro de Vendas divulgada mensalmente pelo Centro de Estudos do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio).
O presidente da instituição, Aldo Gonçalves, diz que o desempenho das vendas em setembro surpreendeu. “É um mês imprensado pelo Dia dos Pais, em agosto, e o Dia Das Crianças, em outubro, duas das grandes datas comemorativas para o comércio”, explica Aldo.
Jornal do BrasilCarolina Mazzi

Nenhum comentário:

Postar um comentário