quarta-feira, outubro 24

Dicas para o Enem 24/10/2012 , Especialistas sugerem valorizar o que já foi estudado, sem sobrecarregar rotina


Apenas 10 dias separam 5,7 milhões de estudantes de todo o país do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A Zero Hora trará uma série com dicas de última hora para estudantes interessados em otimizar os estudos na reta final. As provas estão marcadas para o primeiro fim de semana de novembro, nos dias 3 e 4. No sábado, serão aplicados os testes de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de quatro horas e 30 minutos. No domingo, serão as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, com duração de cinco horas e 30 minutos. Nesta quarta-feira, portanto, mantenha o ritmo e valorize o que você já estudou.
A avaliação do Enem é o parâmetro utilizado pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que garante vagas em universidades públicas, e pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), que fornece bolsas em instituições privadas. Em universidades que ainda mantêm um vestibular próprio, como a UFRGS, a nota do Enem pode ser decisiva para aprovar um candidato.
O exame será aplicado no meio de um feriadão, e não adianta espernear nem fazer beiço. Da mesma forma, não adianta tentar resolver agora todas as suas dúvidas sobre aqueles conteúdos que quebraram sua cabeça ao longo do ano. Na contagem regressiva para o Enem, esta quarta-feira é dia de valorizar aquilo que você já viu e reviu, sem sobrecarregar a rotina de estudos.
— Não é hora de fazer provões até tarde da noite. Isso deixa o estudante cansado e estressado, e é daí que vem o "branco" na hora da prova — alerta o psicólogo especialista em preparação para concursos Fernando Elias José.
Mas como assim não passar 15 horas a fio ou até mais decorando fórmulas, novas regras de ortografia ou o funcionamento de determinados organismos?
 - Se você não tem fôlego para estudar por tanto tempo — e, por favor, não se culpe por isso! — não será agora que vai conseguir algum benefício com isso. Provavelmente, um acréscimo drástico no número de horas de estudo só servirá para que, no dia seguinte, você fique cansado e não consiga render.
 - A nota do Enem é calculada a partir da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Nela, um candidato que acerta as questões fáceis e as difíceis, mas erra as médias, não tem garantida uma nota maior do que outro que acertou as fáceis e as médias, por exemplo. Na TRI, o fato de o aluno ir bem nas difíceis sem ter acertado as perguntas intermediárias é visto como sorte ou chute, o que reduz a nota.
 - Reforçar matérias que você já estudou aumenta suas chances de acertar as questões fáceis e médias (e mesmo as difíceis). Além disso, pode deixá-lo mais confiante e seguro.
Mas fique esperto, porque esta revisão não deve ser uma simples releitura. Trata-se, segundo o especialista em métodos de estudo Fábio Mendes, de um momento para organizar as ideias, relacionando-as e agrupando-as:
— Recomendo que o aluno faça resumos esquemáticos, ou seja, índices de conteúdos importantes.
Nesta quinta-feira: veja como tirar mais proveito das provas simuladas.
ZERO HORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário