quarta-feira, outubro 24

Windows 8,Sistema operacional da Microsoft estimula novo mercado de equipamentos




Sistema operacional da Microsoft estimula novo mercado de equipamentos Divulgação/Microsoft
A interface apresenta quadrados coloridos que podem ser personalizados. Na foto, o novo tablet Surface, será lançado no mesmo dia que o Windows 8Foto: Divulgação / Microsoft
A guerra entre Samsung e Apple no mercado de tablets e celulares está prestes a passar por uma reviravolta. Um inimigo comum se aproxima. Nenhuma outra marca está mais presente em computadores e notebooks do que a Microsoft. Até agora, o Windows pode não ter sido capaz de inspirar paixões arrebatadoras como qualquer novo lançamento da marca da maçã, mas é com ele que a maioria das empresas e consumidores do mundo trabalham, estudam e se divertem diariamente.Na sexta-feira, 26 de outubro, chega às lojas o Windows 8, novo sistema operacional da Microsoft que cria uma experiência unificada para seus usuários. Ele é (quase) idêntico em todos os equipamentos: computadores, celulares, tablets e até no videogame, o Xbox.Vídeo: A editora do caderno ZH Digital, Barbara Nickel, mostra como começar a usar o Windows 8 Vídeo: A colunista do caderno ZH Digital, Vanessa Nunes, fala sobre as características do Windows 8
Se conseguir conquistar os donos de desktops e laptops, poderá ameaçar seriamente o reinado da Apple e da Samsung no campo dos dispositivos móveis. O tablet Surface também chega às lojas no dia 26, e tem exatamente o mesmo visual do sistema criado para computadores. Com ele, diversos outros equipamentos de marcas diferentes começam a ser vendidos.— A integração vai se tornar cada vez maior. Eu tenho um Xbox, um Windows Phone e um computador com Windows 8. A experiência passa a ser fantástica. Assim como tem gente apaixonada pela Apple, vai ter gente apaixonada pela Microsoft — aposta André Piovesan, diretor de arte da Astéria, empresa de São Paulo que cria e desenvolve aplicativos e já está trabalhando para empresas que querem estar presentes na nova loja da Microsoft.O recurso, por sinal, mostra que a gigante da tecnologia correu atrás da concorrência: com a Windows Store, os usuários poderão ter a mesma experiência que Apple, Google e Samsung já ofereciam aos seus clientes. Programas gratuitos e pagos podem ser baixados na loja, facilitando a instalação e garantindo a segurança do software, já que apenas aplicativos pré-aprovados pela Microsoft são oferecidos. De saída, a Microsoft estará em desvantagem, com poucos apps disponíveis, mas a tendência é a loja ganhar variedade com o tempo.Experiência unificadaCom a interface semelhante a de dispositivos móveis, é quase irresistível a vontade de tocar nos ícones da tela. O Windows 8 favorece equipamentos com touchscreen, o que pode ser uma jogada inteligente, pois incentiva a aquisição de computadores de última geração, ou um tiro no pé, já que a maioria dos usuários pode ter dificuldade de adaptação. As soluções para quem acessa os programas com mouse ou atalhos de teclado não são sempre intuitivas. O professor Raul Weber, do Instituto de Informática da UFRGS, elogia a rapidez e facilidade de instalação do programa, mas confessa a dificuldade:— Para quem tem um bocado de programas diferentes para usar, a tela inicial fica mais um obstáculo do que uma ajuda. Por outro lado, quem usa para navegar na internet, olhar fotos e redes sociais, deve ficar a maior parte do tempo na primeira tela. Vai encontrar ali tudo que usa.O sistema também pede que o consumidor associe os principais programas da interface a uma conta da Microsoft: a etapa é necessária para gerenciar calendário e contatos, entre outros recursos. Com isso, boa parte da experiência passa a acontecer em ambientes virtuais — a chamada nuvem. Para quem prefere administrar todos os dados sem conectá-los à rede, pode ser um problema.— O melhor da integração com a computação em nuvem é que o usuário tem a mesma experiência em todos os dispositivos. Não tem que aprender outra linguagem para lidar com tablet ou celular. Isso pode representar um ganho de produtividade — avalia Julio Machado, professor do Centro de Inovação Microsoft PUCRS.Junto com o Windows, a Microsoft também lança o pacote Office redesenhado, com nova interface para os clássicos programas da empresa.Serviço— Lançamento: 26/10 — Preço: pré-venda a R$ 269 (62% de desconto) — Requisitos: o pacote de atualização exige Windows XP SP3, Vista ou 7

ZERO HORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário