quarta-feira, outubro 24

Excesso de chuva prejudica colheita de trigo no noroeste do Estado


Excesso de chuva prejudica colheita de trigo no noroeste do Estado Rosângela Tatsch/Agência RBS
Clima desfavorável fez agricultor Antoninho Rubim, 61 anos, desistir de colher trigo em IbirubáFoto: Rosângela Tatsch / Agência RBS

Agricultores tiveram de desacelerar a colheita de trigo devido ao excesso de chuva registrado nos últimos dias no noroeste do Estado. Além do revés, os produtores registram perdas com vendavais, granizo e geada fora de época desde o fim de setembro, o que afeta a qualidade do grão e reduz a produtividade. 
Em Cruz Alta, o produtor Sérgio Bronzatti, 40 anos, esperava superar a produtividade de 50 sacas por hectare do ano passado. Mas depois que os 130 hectares plantados na safra atual foram atingidos por um vendaval em setembro e por uma geada na semana seguinte, a expectativa é de colher 40% menos. 
— A qualidade do grão piorou muito, o que deve influenciar no preço. Desse jeito, se não sobrarem dívidas já ficarei contente — afirma. 
A frustração também fez alguns desistirem da colheita. É o caso de Antoninho Rubim, 61 anos, que cultiva trigo em Ibirubá. O granizo o fez perder os 200 hectares plantados. Do prejuízo de R$ 300 mil, o seguro só deverá cobrir a metade. 
— A plantação estava linda, nunca tinha visto um trigo tão bonito. Bastou meia hora para o granizo destruir tudo — lamenta Rubim. 
Segundo o escritório regional da Emater em Ijuí, que abrange 47 municípios, o rendimento nos quase 90 mil hectares já colhidos na região é 30% abaixo da expectativa inicial, que calculava uma produtividade média de 50 sacas por hectare. 
— As chuvas do início da semana, além de atrasarem a colheita, contribuem significativamente para a redução na qualidade do produto — observa Geraldo Kasper, gerente regional da Emater. 
No Estado, 8% dos 970 mil hectares cultivados com trigo haviam sido colhidos até a última quinta-feira, conforme levantamento da Emater.

Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário